segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Time de Guerreiros" se salva em Curitba..

Aconteceu, o que ninguém esperava a 9 rodadas atrás, virou realidade na tarde de ontem em Curitiba. O Fluminense de Cuca(foto), Fred, Conca e companhia fez o milagre de se manter na primeira divisão do campeonato brasileiro. Com muito choro e festa após a vitória Cuca e Fred declararam amor eterno ao Flu, que até algumas rodadas possuía 98% de chances de rebaixamento, mas com uma arrancada espetacular e 11 jogos invictos no Brasileiro, terminou fora da zona da morte, rebaixando o próprio adversário Coritiba, Santo André, Nautico e Sport.



O jogo em Curitiba terminou 1 a 1, resultado próprio de uma partida truncada e que valia mais que título para as duas equipes em campo. O placar foi aberto pelo Flu, Marquinhos em jogada ensaiada de falta chutou forte sem chances para o goleiro Vanderlei. A partir dai o Coxa se jogou a frente e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, o zagueiro Pereira(ex-gremio) de cabeça igualou o marcador 1 a 1, resultado que combinado com a vitória parcial do Botafogo no Rio de Janeiro rebaixava o time paranaense. Do momento do empate no final do primeiro tempo, até o final da partida o jogo foi marcado pela pressão do Coritba em cima do Fluminense, que soube se segurar e administrar o resultado, que heróicamente ia o mantendo na elite do futebol nacional. Com o jogo encerrado no Rio, dando a vitória ao Bota sobre o Palmeiras, o Coritiba precisava de qualquer maneira da vitória, o que não conteceu, apesar da pressão até o fim o árbitro Leandro Vuaden apitou o final da partida, já não tinha volta o Coritiba voltava a segunda divisão do futebol brasileiro.



A partir do apito final começava outra história da tarde de domingo, começava a história triste e vergonhosa, que infelizmente ainda acontece com certa frequência no futebol do Brasil. Com o fim da partida e a queda de seu time da elite nacional, torcedores ou "marginais"(como preferir chamar) com a camiseta do Coritiba começaram uma invasão para dentro do gramado, com a intenção de agredir o trio de arbitragem e jogadores. A polícia tentava controlar a situação, quando a invasão começou a tomar outros rumos, de poucos foi para muitos o números de invasores que se revelavam "animais" incapazes de raciocinar e ter consciência do que estavam fazendo.



A situação ficou fora de controle e o Couto Pereira,mais parecia um campo de guerra do que qualquer outra coisa, o contraste era grande pois, em um canto do campo o Fluminense comemorava com sua torcida o resultado que o mantivera na elite, no resto do campo continuava o confronto cruel entre torcedores e policiais. O número de torcedores que invadiam o campo era imensamente maior que o de policias e seguranças, eram usados como armas: placas, pedaços de metais, cadeiras das arquibancadas, pedaços de pau, equipamentos dos jornalistas, sinalizadores entre outros. Resumindo, o que os "marginais" achavam pela frente, usavam como arma para agredir e ferir alguém. No meio da confusão, uma cena bizarra se destacou entre tantas, após ser atingido por uma banco, um policial caiu desmaiado no chão, seus colegas tentam ajudá-lo mas os objetos arremessados não param de cair sobre o homem ferido no chão, com dificuldades os seus companheiros conseguem o retirar da zona mais perigosa, enquanto a torcida avança mais para dentro do gramado. A confusão começa a ser díminuida com a chegada da tropa de choque da brigada militar, que faz vários disparos com armas de bala de borracha, para afugentar os torcedores de volta as arquibancadas.

A baderna se estendeu pelas ruas próximas ao estádio, e o saldo final foi de 22 feridos nesta confusão, sendo 3 em estado grave. Fica a lição de que podemos ter o melhor futebol do mundo, mas temos ainda muito o que aprender em relação a infra-estrutura dos estádios e principalmente em relação ao commportamento da pessoa que vai ao estádio, porque por enquanto, a Europa da show nesse sentido em relação aos países daqui,principalmente o Brasil.


O coritiba deve ser punido de forma exemplar para que, antes de tomar atitudes como esta o torcedor pense nos danos que a sua ação poderá causar no seu clube de coração.






Fotos(globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário